O Espiritismo é uma revelação, ou seja, um conjunto de informações e diretrizes de conduta transmitidas ao homem por iniciativa dos Espíritos superiores, tendo à frente o Espírito de Verdade, confirmando a promessa de Jesus quando se referiu a um outro "Consolador" nas seguintes palavras: "Se me amai, guardai os meus mandamentos e eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará um outro consolador, para que fique eternamente convosco, o Espírito de Verdade, a quem o mundo não pode receber porque não o vê nem o conhece; mas vós o conhecereis porque Ele estará convosco, e estará em vós". (João, 14:15 a 17).
O Cristo disse ainda que não deixaria a Humanidade órfã, e que esse consolador viria a fim de restabelecer, no seu devido tempo, todos os Seus ensinamentos, quando o homem estivesse mais preparado para recebê-lo. E, disse mais: "Eu tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas vós não as podei suportar agora. Quando vier, porém, aquele Espírito de Verdade, Ele vos ensinará todas as verdades, porque não falará de si mesmo; mas dirá tudo o que tiver ouvido e anunciar-vos-á as coisas que estão para vir. Eu tenho vos dito essas coisas debaixo de parábolas. Está chegando o tempo em que mais abertamente vos falarei do Pai". (João,16:12,13 e 25).
Assim como o Cristo afirmou que não vinha destruir a lei, mas cumpri-la, referindo-se às revelações anteriores, O Espiritismo, o Consolador prometido, também não vem destruir as verdades trazidas à Humanidade, mas sim confirmá-las, desenvolvê-las e explicá-las em seus sentidos alegóricos, tantas vezes mal interpretadas, e revelando coisas novas que dizem respeito ao mundo espiritual e seu relacionamento com o mundo material.
O Espiritismo é a ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo corpóreo. Ele nos é mostrado, não mais como coisa sobrenatural, porém, ao contrário, como uma das forças vivas e sem cessar atuantes da natureza, como a fonte de uma imensidade de fenômenos até hoje incompreendidos e, por isso, relegados para o domínio do fantástico e do maravilhoso. O Espiritismo é a chave com o auxílio da qual tudo se explica de modo fácil. (Allan Kardec).