INTRODUÇÃO
O objetivo desse Blog é levar você a uma reflexão maior sobre a vida, buscando pela compreensão das leis divinas o equilíbrio
necessário para uma vida saudável e produtiva.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Prezados irmãos e amigos. Não pretendo com esse Blog modificar o pensamento das pessoas. Não tenho a pretensão de ser dono da verdade, pois acredito que nenhuma religião ou seita detém o privilégio de monopolizá-la. Apenas estou transmitindo informações, demonstrando a minha crença, a minha verdade. Cabe a cada indivíduo a escolha de como quer entender as coisas do mundo em que vive, como quer viver a sua vida, e quais os métodos que quer utilizar para suas colheitas. Como disse Jesus, "A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória", ou seja, o plantio é opcional, você planta o que quiser, mas vai colher o que plantar. Por isto, muito cuidado com o que semear.
Pense nisso!

Dê vida a esse Blog. Comente!
Seu comentário é muito importante!

Estudo de o livro O Que é o Espiritismo


PRIMEIRO MÓDULO
Vamos iniciar o estudo de uma obra muito interessante e pouco estudada por nós. Trata-se da obra O que é o Espiritismo, que nos dá informações importantes, e fáceis para alcançarmos a essência sobre o que é o Espiritismo. Esta obra tem, também, o propósito de esclarecer as dúvidas que surgiram quando do advento de O Livro dos Espíritos. Este livro surgiu depois do lançamento as obra O Livro dos Espíritos, em 18 de abril de 1857. Depois, Kardec lança a obra Instrução prática sobre as manifestações espíritas em 1858 e, depois, Kardec lança a primeira edição da Revista Espírita, também em 1858. Depois dessas obras, em 1859, Kardec lança a obra O que é o Espiritismo, que nasce com o título Introdução ao conhecimento do mundo invisível ou dos espíritos. O Espiritismo tem a sua proposta, tem as suas bases, tem os seus ensinamentos e seus esclarecimentos. Nós que abraçamos essa Doutrina e queremos conhecê-la em maior profundidade devemos buscar entendê-la. O Espiritismo tem uma máxima que diz o seguinte: Primeiro entender, depois praticar. Então, é nessa busca de entendimento que estamos estudando essa obra. Segundo Allan Kardec, devemos começar a estudar o Espiritismo pela sua obra “O que é o Espiritismo?” Esta obra responde já de início à pergunta, título da própria obra, o que é o Espiritismo. Nesta obra, Kardec apresenta uma visão geral do Espiritismo, os seus princípios fundamentais, o que o Espiritismo aborda, nos seus mais variados temas e aspectos. Esta obra nos traz uma abordagem mais geral e simples do que seja o Espiritismo, para então depois, ao longo de suas outras obras, aprofundar em cada um de seus itens, conceitos e definições.
Esta brochura contém sumária exposição dos princípios da Doutrina Espírita, um apanhado geral desta, permitindo ao leitor apreender-lhe o conjunto dentro de um quadro restrito. Em poucas palavras ele lhe percebe o objetivo e pode julgar do seu alcance. Aí se encontram, além disso, respostas às principais questões ou objeções que os novatos se sentem naturalmente propensos a fazer. Esta primeira leitura, que muito pouco tempo consome, é uma introdução que facilita um estudo mais aprofundado. Apresenta, de forma sucinta, os princípios da Doutrina Espírita assim como respostas às principais objeções que lhe podiam ser apresentadas. É dividida em três partes: a primeira apresenta três diálogos, em que Kardec conversa com um crítico, um cético, e um padre; a segunda, noções elementares de Espiritismo; e a terceira, a solução de alguns problemas do cotidiano pela doutrina espírita. Pode parecer desnecessário, para quem já detém um conhecimento mais sólido da obra de Kardec, realçar a importância de um iniciante começar o estudo do Espiritismo por esses livros menores em tamanho, mas não menos valiosos em conteúdo. Trata-se de uma diretriz prática para logo se obter noções essenciais dentro de um conjunto abrangente de temas. É uma forma didática, o que tanto prezava Allan Kardec, começando-se do mais simples, preliminar, obtendo-se uma base preparatória para, na sequência, continuar a leitura nos livros mais complexos e profundos.
Preâmbulo: Traz colocações e informações; é uma explicação do motivo pelo qual esta obra foi construída. Nesse processo de reflexão que Kardec estabelece, ele nos dá algumas dicas para o nosso estudo. Ele diz que pessoas que têm uma visão diferenciada e, até mesmo, deturpada da Doutrina Espírita, assim a possui pela ausência de conhecimento consistente. Na ideia de um estudo mais aprofundado, vejamos o que o Codificador nos diz: As pessoas que só têm conhecimento superficial do Espiritismo são, naturalmente, inclinadas a formular certas questões, cuja solução podiam, sem dúvida, encontrar em um estudo mais aprofundado dele; porém, o tempo e, muitas vezes, a vontade lhes falta para se entregarem a observações seguidas. Antes de empreenderem essa tarefa, muitos desejam saber, pelo menos, o que se trata e se vale a pena ocupar-se com tal coisa. Por isso, achamos útil apresentar resumidamente as respostas a algumas das principais perguntas que nos são diariamente dirigidas; isto será, para o leitor, uma primeira iniciação, e, para nós, tempo ganho sobre o que tínhamos de gastar a repetir constantemente a mesma coisa. Sob a fórmula de diálogos, o primeiro capítulo deste volume encerra respostas às observações mais comumente feitas por aqueles que desconhecem os princípios fundamentais da Doutrina e, bem assim, a refutação dos principais argumentos de seus contraditores. Esta forma nos pareceu a mais conveniente, por não ter a aridez da dogmática.
É justamente com esse sentido de aprofundar que Kardec trás para nós todo esse material. Nesse processo de reflexão que ele estabelece, surgem algumas dicas para o estudo, como por exemplo, pessoas que têm uma visão diferenciada e, até mesmo, distorcida, da Doutrina Espírita, assim a possuem pela ausência de conhecimento consistente, ou seja, uma maneira mais assertiva de realizar o estudo, porque o iniciante, aquele que se aproxima da Casa Espírita, não teriam muito tempo para poder estudar o Espiritismo. Então, como seriam apresentados os conceitos básicos e, ao mesmo tempo, uma forma rápida e ampliada. Como seria introduzido o conhecimento da Doutrina Espírita, contido em cinco livros básicos, obras com inúmeras páginas cada, sem nenhuma figura, com exceção da cepa espírita, contida em Prolegômenos, em O Livro dos Espíritos.
Continua Kardec:
No segundo capítulo, damos uma exposição sumária das partes da ciência prática e experimental, sobre as quais, na falta de uma instrução teórica completa, o observador novato deve fixar a sua atenção para poder julgar com conhecimento de causa, é, aproximadamente, um resumo de O Livro dos Médiuns. As objeções nascem, quase sempre, das ideias falsas, a priori, sobre aquilo que se não conhece bem. Retificar essas ideias é prevenir as objeções; tal é o fim deste pequeno trabalho. Aqui, Kardec está falando de nada mais nada menos do que O Livro dos Médiuns.
Quando ele fala do Espiritismo experimental, ela fala da proposta da comunicação com os chamados mortos, do uso dos médiuns, ou seja, dos intermediários entre o mundo material com a realidade do mundo espiritual. Essa prática experimental está muito bem explicitada em O Livro dos Médiuns. Continua Kardec: No terceiro capítulo, publicamos um resumo de O Livro dos Espíritos, com s solução, pela Doutrina Espírita, de certo número de problemas do mais alto interesse, de ordem psicológica, moral e filosófica, que diariamente são propostas, e aos quais nenhuma filosofia deu ainda resposta satisfatória. Procurem resolvê-los por qualquer outra teoria, sem a chave que nos fornece o Espiritismo; comparem suas respostas com as dadas por este, e digam quais são as mais lógicas, quais a que melhor satisfazem à razão. Estes resumos não somente são úteis aos principiantes, que neles poderão, em pouco tempo e com pouca despesa, beber as noções mais essenciais da Doutrina Espírita, senão, também, aos adeptos, pois lhes fornecem os meios para responderem às primeiras objeções que não deixarão de lhes apresentar, e, além disso, por encontrarem reunidos, em quadro restrito e sob um mesmo ponto de vista, os princípios que devem sempre estar presentes à sua memória. Para responder, desde já e sumariamente, à pergunta formulada no título deste opúsculo, diremos que: O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma Doutrina filosófica, Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações.
Se você participa de um grupo de pessoas que está desejoso por conhecer o Espiritismo, use essa obra, pois ela tem um valor didático excelente, aportado pelo próprio Codificador, que propicia segurança nesse ensinamento. Às vezes, perguntas nos são feitas e de momento e não temos respostas de imediato; ficamos buscando palavras, colocações de outras pessoas, repetindo frases feitas, sem formar a nossa opinião a respeito do tema exposto. Por isso, é muito importante estudar; ler esse opúsculo. Continua Kardec: Podemos defini-lo assim: O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.
SEGUNDO MÓDULO

Dando sequência ao estudo do livro O Que é o Espiritismo, vamos iniciar a análise do capítulo I, que tem como título Pequena conferência espírita. Nele, Kardec trabalha vários tipos de diálogos; primeiro com um crítico, a seguir com um cético, e, depois, com um padre. Entre o segundo e o terceiro diálogo, ele acrescenta vários elementos que são, na verdade, fundamentos para o estudo da Doutrina Espírita. Kardec aplica um formato didático num processo de perguntas e respostas que vai aportando conhecimentos, e, também, aportando a mesma linha de raciocínio que ele adotou quando do exame das manifestações chamadas, num primeiro momento, de manifestação das mesas girantes. E nesse primeiro diálogo, Kardec trabalha com a visão do crítico. Como esse diálogo é muito extenso, para não cansar e haver perda de raciocínio, farei um resumo do mesmo, lógico que, sem perder o foco do sentido. Esse diálogo é muito interessante porque, esse crítico é alguém que busca escrever um livro para condenar o Espiritismo. E ele faz uma sugestão a Kardec: Confesso que a minha razão se recusa admitir a realidade dos fenômenos estranhos atribuídos aos espíritos, persuadido que estou de que estes não têm senão uma existência imaginária. Entretanto, eu me curvaria diante da evidência, se disso tivesse provas incontestáveis; por isso desejo a permissão de assistir somente a uma ou duas experiências, a fim de convencer-me, caso seja possível. E eu me curvaria diante da evidência, se disso tivesse provas incontestáveis. Aqui, vemos nitidamente que o crítico quer imitar o apóstolo Tomé, “tocar nas chagas”, ou seja, ver para crer. Ele quer participar de uma reunião mediúnica e, observando o fenômeno, junto com Kardec, e se esse fenômeno fosse muito convincente, “daria o braço a torcer” e se tornaria um adepto da crença de Kardec. Mas o Codificador responde, de maneira categórica: Desde que a vossa razão repele o que nós consideramos irrecusável, vós a credes superior às de todos quantos não compartilham de vossas opiniões. Longe de mim o pensamento de duvidar do vosso talento e a pretensão de supor minha inteligência superior à vossa; admiti, pois, que eu esteja iludido, é a vossa razão é quem diz: e não falemos mais nisso. Aqui, o Codificador está dizendo que o crítico já tem uma ideia preconcebida, e num primeiro momento de se colocar superior, sem estabelecer nenhum contra ponto lógico para essa mesma negação, Kardec está demonstrando que não deseja uma queda de braço intelectual. Kardec se coloca numa posição de quem não está disposto a fazer esse tipo de prosélito. Mas o visitante insiste: Entretanto, se você conseguir me convencer, conhecido que sou como antagonista das vossas ideias, isto seria um milagre eminentemente favorável à causa que você defende. Aqui, fica claro que o crítico já conhecia as duas obras iniciais de Kardec e não se dera ao trabalho de estudá-las, criticava pelo fato de criticar. Respondendo, Kardec diz que lamenta, pois não tem o dom de fazer milagres, e, diz mais: Você julga que em uma ou duas sessões bastariam para adquirir convicção? Seria, realmente, um verdadeiro prodígio; eu precisei mais de um ano de trabalho para ficar convencido. Além disso, não realizo sessões públicas, e parece-me que você se enganou sobre o fim das nossas reuniões, visto não fazermos experiências com o fito de satisfazer à curiosidade de ninguém. Kardec quer dizer que a participação de uma ou duas reuniões não daria a essa pessoa condição de aprofundamento. Aí, o crítico faz uma pergunta muito singular. Mas você não quer fazer prosélito? Ele pergunta se Kardec não quer convencer as pessoas, pois, eu quero participar da reunião e você diz que não. Então, Kardec responde: para que buscarmos fazer prosélito, quando você não quer? Ora, se a pessoa já se apresenta com o objetivo de argumentar simplesmente para negar e não para compreender. Tentar buscar alguém que não se interessa em ser convencido ou que não está buscando elementos de compreensão para suas dúvidas, isto é, a pessoa não tem dúvida e, em última análise, está querendo perturbar o nosso juízo, ou por em cheque um corpo de doutrina que abraçamos. De certo, ela não busca entender essa doutrina. Então, é uma conversa que não dá em nada. Não pretendo forçar convicção alguma. Quando encontro pessoas que sinceramente desejam instruir-se e dão-me a honra de pedir-me esclarecimentos, folgo e cumpro um dever respondendo-lhes nos limites dos meus conhecimentos; quanto aos antagonistas, porém, que, como vós, têm convicções arraigadas, não tento arredar-lhes um passo, atento a que é grande o número dos que se mostram bem dispostos, para que possamos perder o nosso tempo com aqueles que o não estão. Estou certo de que, diante dos fatos, a convicção há de vir, mais tarde ou mais cedo, e que os incrédulos hão de ser arrastados pela torrente; por ora, alguns partidários, de mais ou de menos, nada alteram na pesagem; pelo que nunca me vereis incomodado para atrair, às nossas ideias, aqueles que, como vós, sabem as razões que têm para fugir delas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário