O que é o passe
Desde os tempos mais antigos, a imposição das mãos é uma das fórmulas usadas pelas pessoas para auxiliar ou afastar delas as más influências espirituais. Jesus fez largo uso dessa prática.
Antes do advento do Espiritismo, sabia-se pouco sobre a prática desse costume. Ninguém se aventurou, publicamente, a dar explicações para o estranho poder que tinham as mãos para curar e aliviar os males físicos e espirituais. Com a chegada da Doutrina Espírita, os Espíritos superiores explicaram o porquê das coisas. Ensinaram que as mãos serviam como um instrumento para a projeção de fluidos magnetizados (doados pelo operador) e fluidos espirituais (trazidos pelos Espíritos). Segundo eles, os fluidos curativos eram absorvidos pela pessoa necessitada por meio dos centros vitais (chacras), acumuladores e distribuidores de energias, localizados no perispírito e pelo próprio corpo astral que age com uma esponja.
Entre os espíritas, a imposição de mãos sobre uma criatura com a intenção de aliviar sofrimentos, curá-la de algum mal, ou simplesmente fortalecê-la, ficou conhecida como "passe".
Conforme lemos em A Gênese, capítulo XIV, há três tipos de passe magnético: o humano, o espiritual e o humano-espiritual. O Espiritismo, ao desvelar a realidade do mundo espiritual e o nível intenso de suas interferências no mundo físico, demonstra que, feito o sincero apelo por assistência, os espíritos quase sempre virão em auxílio dos encarnados que se propõem à ajuda magnética, dirigindo e até alertando as propriedades dos fluidos em ação.
O ideal é que o passe seja individual e com a cooperação ativa dos encarnados, mesmo porque estes dispõem de fluidos específicos, que os espíritos desencarnados, por sinal, não têm: os fluidos vitais.
Mas isso requer equipe preparada, ou seja, adeptos instruídos e relativamente moralizados, imbuídos, ao demais, do desejo sublimado de auxiliar o próximo. O passe é uma atitude de envolvimento, de compaixão, de benevolência cristã. Na falta dessas condições, é até válido que, temporariamente, se apele para o passe espiritual, ou seja, sem o concurso direto dos encarnados. Porém, tal situação não é a ideal para uma casa verdadeiramente espírita, que se deve orientar num movimento de perseverante cooperação com os amigos "do lado de lá", por saber que todos devem fazer a sua parte e não apenas transferi-la aos espíritos. Do contrário, seremos eternos pedintes, e os Espíritos superiores, assim como Jesus, nos querem como cooperadores o mais ativos possível de sua Causa.
Como aplica o passe magnético
Gostei muito desta postagem; como passista o para mim me é mais é caro é a nossa doação de amor e de nossos fluidos para que os nossos Benfeitores amigos possam ajudar os nossos irmãos necessitados!
ResponderExcluirMuita Paz
Prezada Letucha, agradeço o seu comentário. Entendo que são os comentários dos seguidores do Blog que dão vida a ele.
Excluirmuito simples e diretas as explicações. Em especial a necessidade de sermos proativos, ou seja, fazermos algo e não esperar tudo da espiritualidade.
ResponderExcluirPrezado Carlão!
ExcluirAgradeço o seu comentário.
Como já disse, são os comentários dos seguidores deste Blog que dão vida a ele.