INTRODUÇÃO
O objetivo desse Blog é levar você a uma reflexão maior sobre a vida, buscando pela compreensão das leis divinas o equilíbrio
necessário para uma vida saudável e produtiva.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Prezados irmãos e amigos. Não pretendo com esse Blog modificar o pensamento das pessoas. Não tenho a pretensão de ser dono da verdade, pois acredito que nenhuma religião ou seita detém o privilégio de monopolizá-la. Apenas estou transmitindo informações, demonstrando a minha crença, a minha verdade. Cabe a cada indivíduo a escolha de como quer entender as coisas do mundo em que vive, como quer viver a sua vida, e quais os métodos que quer utilizar para suas colheitas. Como disse Jesus, "A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória", ou seja, o plantio é opcional, você planta o que quiser, mas vai colher o que plantar. Por isto, muito cuidado com o que semear.
Pense nisso!

Dê vida a esse Blog. Comente!
Seu comentário é muito importante!

Livros da Codificação

O Livro dos Espíritos (1857)
É a primeira obra espírita. Contém as bases e os fundamentos da Doutrina sendo, portanto, sua obra mais abrangente.
O livro, além da parte introdutória e da conclusão, contém 1.019 perguntas e respostas, além das notas explicativas de Allan Kardec, que se seguem a muitas questões e/ou capítulos. Está dividido em quatro partes, que se ajustam perfeitamente a um critério de sequência didática sendo que a primeira trata do aspecto filosófico do Espiritismo ou das causas primeiras; a segunda trata dos Espíritos e seu progresso, encarnados ou desencarnados; a terceira trata das leis morais e, finalmente, a quarta, das esperanças ou consolações, ou seja, da vida futura ou vida após a morte.


O Livro dos Médiuns (1861)
É o aprofundamento do estudo sobre as manifestações dos Espíritos.
Está dividido em duas partes, e cada parte em vários capítulos. A primeira trata das noções preliminares para introduzir o leitor nos assuntos, começando por um capítulo intitulado "há Espíritos?"
A segunda parte trata das manifestações propriamente ditas, mediunidade, seus variados tipos, médiuns, fatores que influem na mediunidade. Enfoca os princípios básicos para a utilização adequada da mediunidade, a questão moral e a mediunidade, bem como os problemas das mistificações, das fraudes e do charlatanismo. No final, apresenta o regulamento da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas e também das comunicações apócrifas que podem enganar os mais afoitos e menos esclarecidos a respeito da mediunidade.


O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864)
Talvez seja a obra da Codificação mais lida, porque toca profundamente ao coração e trata do Evangelho de Jesus. Kardec preocupou-se, por orientação da espiritualidade, em comentar as questões relativas aos ensinamentos morais do Cristo, as únicas que interessam verdadeiramente ao Espiritismo. Os demais aspectos da vida do Mestre são discutíveis e não fazem parte deste livro. Esta obra é uma coletânea de comunicações de Espíritos diversos, principalmente, Espíritos ligados à Igreja Católica e de vários comentários do próprio Allan Kardec, que vem dar a sua contribuição para esclarecimento de muitos pontos do Evangelho, à luz da Doutrina Espírita.


O Céu e o Inferno (1865)
Nesta obra Kardec cuida da questão crucial da existência: a morte. Os dois primeiros capítulos são de grande profundidade.
Na verdade, o livro está dividido em duas partes, cada qual com vários capítulos. A primeira parte discorre sobre os principais temas que envolvem a questão da sobrevivência da alma, partindo das crenças religiosas comuns e chegando ao Espiritismo. A segunda apresenta uma série de comunicações mediúnicas de Espíritos nas mais variadas condições, para darem uma ideia de como é a vida depois da morte e qual a expectativa que podemos ter em relação à vida futura.



A Gênese (1868)
A última obra escrita por Kardec aborda, sobretudo, o pensamento científico do Espiritismo e estava de acordo com a ciência da época.
Na verdade, A Gênese trata da origem do Universo, especialmente do planeta Terra, do surgimento da vida e da gênese do Espírito, na sua primeira parte.
Na segunda, dá o tratamento espírita à questão dos milagres atribuídos a Jesus, questão essa que deliberadamente não foi tratada quando da elaboração de O Evangelho segundo o Espiritismo, por não ser de cunho essencialmente moral. Nesta parte, o leitor vai saber como o Espiritismo aborda os fenômenos considerados milagrosos, que as religiões cristãs tomaram como parte essencial da vida do Cristo e a base fundamental de suas crenças.
Na terceira parte, Kardec fala das predições. Além de estabelecer as bases do pensamento espírita sobre a faculdade da premonição, ele dedica o último capítulo da obra para falar sobre "Os tempos estão chegados", outro ponto em que as religiões se apoiaram, interpretando-o ao pé da letra, como sendo o fim do mundo, a volta de Jesus à Terra, o juízo final e a ressurreição dos mortos, derivações das crenças mais antigas da Humanidade. O Espiritismo, é claro, dá uma interpretação bem diferente às tais predições, estabelecendo outros parâmetros sobre as transformações pelas quais pode passar o nosso planeta.

O primeiro capítulo de A Gênese é também o mais importante escrito de Allan Kardec sobre o verdadeiro caráter da Doutrina e da Revelação Espírita.


Obras Póstumas (1890)
Esta obra veio a lume três anos após a morte do autor. Faz parte das obras complementares da codificação espírita. Este livro é dividido em duas partes; na primeira delas, enfatizam-se os aspectos doutrinários do Espiritismo; na segunda, os relatos de Allan Kardec acerca da sua missão e da constituição da Doutrina Espírita. Há também a biografia do Codificador e o discurso pronunciado sobre o túmulo de Kardec por Camille Flammarion.


O Que é o Espiritismo (1859
O Que é o Espiritismo? é a primeira das duas obras complementares sobre o Espiritismo, publicada por Allan Kardec. Trata de forma introdutória e bastante didática sobre a Doutrina Espírita. Encerra de forma compacta, uma introdução aos conceitos do Espiritismo e ao conhecimento do mundo invisível, um resumo da Doutrina Espírita, além de esclarecimentos em relação as principais dúvidas e objeções mais comuns que se levantam em relação à Doutrina.
Traz, ainda, resposta à principais críticas apresentadas pelo opositores da doutrina, bem como a rápida análise da comunicabilidade dos Espíritos, da reencarnação e suas implicações morais.

Divide-se em 3 capítulos: o primeiro, sob a forma de diálogos com um crítico, um céptico e um padre, traz respostas àqueles que desconhecem os princípios básicos da Doutrina, bem como apropriadas refutações aos seus contraditores; o segundo capítulo expõe partes da ciência prática e experimental, caracterizando-se como um resumo de “O Livro dos Médiuns”; no terceiro capítulo é publicado o resumo de “O Livro dos Espíritos”, com a solução, apontada pela Doutrina Espírita, de problemas de ordem psicológica, moral e filosófica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário