INTRODUÇÃO
O objetivo desse Blog é levar você a uma reflexão maior sobre a vida, buscando pela compreensão das leis divinas o equilíbrio
necessário para uma vida saudável e produtiva.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Prezados irmãos e amigos. Não pretendo com esse Blog modificar o pensamento das pessoas. Não tenho a pretensão de ser dono da verdade, pois acredito que nenhuma religião ou seita detém o privilégio de monopolizá-la. Apenas estou transmitindo informações, demonstrando a minha crença, a minha verdade. Cabe a cada indivíduo a escolha de como quer entender as coisas do mundo em que vive, como quer viver a sua vida, e quais os métodos que quer utilizar para suas colheitas. Como disse Jesus, "A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória", ou seja, o plantio é opcional, você planta o que quiser, mas vai colher o que plantar. Por isto, muito cuidado com o que semear.
Pense nisso!

Dê vida a esse Blog. Comente!
Seu comentário é muito importante!

Estudo do Evangelho no Lar


EVANGELHO NO LAR
“Onde quer que se encontrem duas ou três pessoas reunidas em meu nome, eu com elas estarei”.
Jesus. (Mt. 18:20).

O QUE É O ESTUDO DO EVANGELHO NO LAR
Ele não é um ritual de adoração. Trata-se de um momento que reservamos à prece e ao estudo do Evangelho de Jesus, em nosso próprio lar. Ele foi implantado pela primeira vez por Jesus na casa de Simão Pedro (vide o livro “Jesus no Lar”, de Neio Lúcio). É precioso empreendimento que traz diversos benefícios às pessoas que o praticam.
PRINCIPAIS FINALIDADES
  1. Possibilitar a ampla compreensão da moral cristã em “espírito e verdade”; incentivar o esforço pessoal para uma reforma íntima consciente, para a nossa própria evolução, facilitando, assim, pautar nossas vidas segundo a vontade do Cristo.
  2. Criar nos lares o hábito salutar de reuniões evangélicas, para que as pessoas unidas por laços consanguíneos despertem para a necessidade da vivência harmoniosa, colaborando dessa maneira para a implantação do Reino de Deus na Terra.
  3. Saneamento do ambiente espiritual do lar, permitindo assim, maior influência dos Mensageiros do Bem no amparo necessário, para que se possa enfrentar as dificuldades materiais e espirituais no lar ou fora dele. Os benefícios do estudo transcendem o ambiente do lar.
Portanto, pela luz do Evangelho, “os dramas passionais, as ocorrências infelizes, os temores e as discórdias cedem lugar à compreensão fraternal, à caridade recíproca, à paciência, ao amor” (Joanna de Angelis).
PROCEDIMENTOS
Quem participa
  1. Parentes, vizinhos e amigos. É importante que o ambiente não seja transformado em festa e que não haja discussões.
  2. A participação deve ser livre: não se obriga, tampouco se impede.
  3. As crianças devem ser incentivadas a participar dos trabalhos, sem inquietação ou fadiga, quer nas preces, quer nos comentários, e para elas reserva-se um tempo especial dentro do culto, usando livros próprio de evangelização, em função da idade e do amadurecimento. (“O Evangelho segundo o Espiritismo para a Infância” e outros).
  4. Pode-se fazer o estudo sozinho, contudo, os Espíritos desencarnados estarão presentes. Mesmo estando sozinho você deve realizar o estudo sempre em voz audível.
Como é a preparação
  1. Procure manter o equilíbrio físico, mental e espiritual, evitando bebidas alcoólicas, alimentação pesada, fadiga mental, brigas, discussões e condutas inadequadas.
  2. Busque na serenidade da prece e na vigilância das atitudes o apoio espiritual que o dia requer.
  3. Embora o culto seja realizado na intimidade doméstica, o ambiente exige o uso de trajes adequados.
Onde e como deve ser o ambiente
  1. No seu lar, no cômodo onde haja melhor condição de tranquilidade e concentração. Não realizar o estudo fora das paredes do lar. (Terraço, varanda, etc.).
  2. Se houver enfermo no lar e se ele desejar, o estudo pode ser realizado junto dele.
  3. Não há necessidade de enfeites, imagens, velas, etc.
  4. Providencie um recipiente com água para ser fluidificada pelos Benfeitores Espirituais durante o estudo, e distribua-a ao final entre os presentes. Havendo enfermo, disponibilize um recipiente com água em separado para ele.
Quando devo realizar
  1. Escolha um dia e um horário na semana, por consenso familiar, em que seja possível a presença de todos da família, ou da maior parte deles.
  2. A disciplina do dia e da hora é fundamental para receber o auxílio dos Benfeitores Espirituais durante o estudo, e favorecem os desencarnados necessitados do esclarecimento evangélico.
  3. Quando o estudo é praticado fielmente à data e ao horário semanal estabelecidos, atrai-se para o convívio doméstico Espíritos Superiores, que orientam e amparam, estimulam e protegem a todos.
  4. Evite mudanças de dia e horário o máximo possível; faça-as quando necessário, porém em caráter excepcional.
Lembretes adicionais
  1. A duração do culto é de no mínimo 30 minutos e de no máximo 60 minutos.
  2. Uma vez iniciado o culto, evite interrupções.
  3. Evite o sono e as dispersões.
  4. Se um participante habitual chegar atrasado, convide-o a unir-se ao grupo.
  5. Se receber visitas no horário do culto e, por qualquer motivo, elas não desejarem participar do mesmo, avalie com cuidado se compensa realizá-lo para não ser desatencioso.
  6. Embora a assistência do Plano Espiritual se faça presente no transcurso de “O Evangelho no Lar”, deve ser evitada a manifestação mediúnica. (Trabalhos mediúnicos e assistência espiritual devem ser feitos em Casa Espírita).
  7.  Evite ligar rádio ou televisão próximo ao início e após o término da reunião, bem como a leitura de obras sem caráter edificante, para que se mantenha a vibração de paz interior, com pensamentos e conversação elevados. Muitos desencarnados que se aproximam do lar para participarem do estudo permanecem conosco por mais algum tempo.
ROTEIRO DE IMPLANTAÇÃO
  1. A reunião poderá ser dirigida pelo chefe da casa, ou pela pessoa que tiver maiores conhecimentos doutrinários.
  2. Inicia-se o Estudo do Evangelho no Lar com a leitura de uma mensagem, que tem por objetivo propiciar um equilíbrio emocional, harmonizando o ambiente, a fim de facilitar melhor o aproveitamento das lições. A mensagem poderá ser comentada ou não. Utilizar obras como: “Pão Nosso”, “Vinha de Luz”, “Caminho, Verdade e Vida”, “Fonte Viva”.
  3. Após a leitura da mensagem, faz-se uma prece simples e espontânea, que deve ser proferida por um dos participantes, em tom de voz audível a todos os presentes e, que, mais que as palavras, tenham valor os sentimentos. Portanto, não deve ser decorada. Os demais, em silêncio, acompanham-no mentalmente cada expressão, a fim de imprimir uma só vibração. (Na prece pode-se pedir o amparo de Deus para o lar onde o Evangelho está sendo estudado, para os presentes, seus parentes e amigos; para a cura ou melhoria dos enfermos; para a paz na Terra e etc.).
  4. O estudo de “O Evangelho segundo o Espiritismo” poderá ser feito de duas formas:
a)      Estudo em sequência, do capítulo I ao XXVII. O estudo metódico permite o conhecimento gradual e ordenado dos ensinamentos que o livro encerra. Após o seu término, volta-se, novamente, ao capítulo inicial;
b)      Estudo ao acaso. Consiste na abertura de “O Evangelho segundo o Espiritismo” aleatoriamente para fazer o estudo, o que ensejará lições oportunas, em qualquer ocasião.
  1. Estude pequenos trechos de cada vez, comentando-os, de acordo com o seu entendimento, colocando as lições ao alcance dos de menor compreensão, e buscando alcançar a essência dos ensinamentos, realçando a necessidade da sua aplicação na vida diária. Pode-se incentivar a participação de todos os presentes. Porém, evitando debates e discussões.
  2. Finaliza-se o culto com uma prece de agradecimento. Um dos presentes fará a prece, agradecendo as bênçãos recebidas durante o estudo realizado.
  3. Anote o ponto onde a leitura foi interrompida, para dar prosseguimento na semana seguinte.
  4. Distribua a água fluidificada a todos, guardando o restante.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário